Sociedade Lolita

 Lolita e Sociedade Japonesa










Em uma tarde de Domingo em Harajuku, em Tóquio, é provável que ponto uma menina ou dois que se destaca um pouco incongruente entre a multidão de jovens vestidos brilhantes. Enquanto seus pares estão vestindo jeans, minissaias e até mesmo yukata coloridas impressas (quimono de algodão tradicional usado no verão), ela é mais provável que seja um vestido que você esperaria ver em um prato de moda vitoriana - lacy e preto, ou talvez um rosa pastel , combinados com saias, sapatos de plataforma Mary Jane e um arco no cabelo. O que é essa moda ou subcultura, e como ele reflete a sociedade e cultura japonesa? Será que vai evoluir no futuro, ou é um instantâneo estático de vigésimo primeiro século rebeldia juvenil? 
E como ele se compara ao mais conhecido subcultura gótica ocidental?
Este ensaio vai cobrir esses aspectos para explicar o fenômeno gótico e Lolita e aqueles que são atraídos para ela. 
Lolita começou em Harajuku, em Tóquio na década de 1980, quando Omotesando e Takeshita-dori, ruas no bairro de Harajuku, foram encerradas ao trânsito aos domingos. 

Esse fechamento permitiu jovens a se reunir em Yoyogi Park e as ruas ao redor para ouvir rock apresentações de música, fazer compras e simplesmente passar o tempo entre os outros jovens. Jovens e artistas de rua começou a aparecer em selvagens, roupas não convencionais, que gradualmente se desenvolveu em estilos reconhecíveis como lolita, gyaru ou Kogal, decora e Ganguro. 


Estes estilos foram catalogados por um fotógrafo de rua, Shoichi Aoki, em sua STREET revistas, começou em 1985, e frutas, iniciado em 1997. Fotografias a partir de frutas já foram lançados como uma compilação em livro do mesmo título e excursionou Austrália e Nova Zelândia como uma exposição de fotografias, permitindo que os ocidentais um vislumbre dessa "grass roots" movimento da moda japonesa rua. Lolita moda foi popularizada com o estabelecimento de marcas como Baby, The Stars Shine Brightem 1988 e Metamorphose Temps de Fille Manifesteange em 1993. 


Outras marcas incluem Angelic Pretty ,Mundial Inocêncio e Maria Madalena. Enquanto a maioria das marcas atender ao mercado japonês, o advento do interesse ocidental na subcultura lolita fez com que algumas marcas começaram a vender para o norte-americano e outros países ocidentais, algumas marcas como Metamorphose desenvolveram Inglês-language sites para atender a esse interesse. 

Principalmente, no entanto, as marcas ainda objectivo suas roupas em garotas japonesas na adolescência até meados de vinte anos. influências estilísticas de lolita moda primavera de uma variedade de eras, o mais facilmente reconhecível sendo a era vitoriana. 


A moda é mais parecido com roupas infantis a partir desta época que os adultos; saias geralmente caem em torno do joelho-comprimento em vez do total vestidos longos, e os exagerados vespa cintura corsets não são muitas vezes usados. Influências também são levados de outras eras, como o 1950 eo estilo rococó francês, mas enquanto lolita tem um olhar histórico e sentir, não é de qualquer determinado período e tende a mistura histórica múltiplos olhares juntos por sua própria individuais e estilo lolita reconhecíveis .







O estilo lolita, desde então, desenvolvido em vários sub-gêneros, o mais notável é gothic lolita (conhecido no Japão como gosurori , uma contração da frase "gothic lolita"). Onde lolitas tradicionais usar cores pastel, gravuras de algodão bordados e rendas, e às vezes levar brinquedos, como bonecas de porcelana ou ursinhos, o gothic lolita é mais provável que o desgaste de renda preta, monotone vestidos pretos, cinza ou branco, e as cruzes ou crucifixos nas um estilo mais semelhante ao ocidental Goth. No entanto, a ênfase principal está ainda em estilo vitoriano, que "combina aspectos da vestimenta de uma menina vitoriana com um clima gótico sombrio." Este estilo foi popularizado pelos japoneses bandas de rock visual, como Dir En Grey e Malice Mizer, Mana, o líder de Malice Mizer, estabeleceu a sua própria loja chamada Moi-meme-Moitié, que vende um estilo distinto conhecido como Elegant Gothic Lolita. 

Outros estilos incluem punk, doce (com ainda mais cor de rosa, azul bebê ou branco e um excesso de rendas) e clássico.Alguns seguidores da moda lolita escolher combinar com outras modas de rua popular, levando a estilos híbridos como cyber-lolita ou wa-lolita, onde uma estética tradicional japonesa reflete na roupa kimono estilo é combinado com a saia em forma de sino e cocar usado por lolitas, mas os estilos mais populares permanecem doce, clássico e gótico. Enquanto o estilo poderia ser facilmente confundido com um fetiche sexual, devido ao seu xará 'Lolita' romance de Vladimir Nabokov, a subcultura lolita enfatiza modéstia e juventude, bem como o desenho dos japoneses kawaii ou estética "bonito", e não é considerada abertamente sexual por parte de seus seguidores.Lolitas a maioria dos japoneses não estão mesmo cientes da fonte original a partir do qual o nome da moda foi elaborado, embora o 'Gothic & Lolita Bible ", uma revista popular para aqueles interessados ​​na cultura da lolita, incentiva a leitura desse romance. Um dos aspectos mais incomuns da moderna sociedade japonesa, pelo menos aos olhos ocidentais, é a prevalência e até mesmo a aceitação do "complexo de Lolita 'ou lolicon , onde homens de meia idade são atraídos para as meninas jovens e muitas vezes procuram mangás pornográficos (quadrinhos), que está prontamente disponível em livrarias e quiosques da estação ferroviária. Embora existam indícios de 'complexo de Lolita "evidente na moda lolita, as mulheres jovens que adotam e usam lolita não estão atendendo a fetiches homens de meia idade é pornográfico, mas os seus próprios desejos de ser' bonito 'e não sexual. Na verdade, alguns estaduais lolitas que uma das atrações para a subcultura lolita é a falta de sexualização na moda.Em uma sociedade onde a ascensão da "beleza sexy" resultou em vestuário, como saias e camisas que enfatizam os seios, bem como aumento dos seios e outras cirurgias estéticas, lolita é visto como uma reversão para recatada roupa que permite que as mulheres se vestem para se, ao invés de a atenção dos homens.


Lolita se é uma moda ou uma subcultura é um assunto de alguma discussão entre os seguidores. Muitas mulheres usam o estilo só nos fins de semana e para concertos, possivelmente como uma forma de escapar de seu cotidiano mais prosaico e, claro, simplesmente porque é "bonito". Outras mulheres dizem que lolita é um estilo de vida, e mesmo quando não usar as roupas, eles tentam incorporar o ethos lolita em suas vidas diárias.Momoko, uma personagem da novela Shimotsuma Monogatari ("Uma História de Shimotsuma", traduzido para o Inglês e publicado como Kamikaze Girls ) por lolita romancista Novala Takemoto, manifesta o desejo de que ela poderia viver na era despreocupado, lunático e hedonista rococó. Não importa se uma lolita usa o estilo simplesmente como uma moda ou vê-lo como um estilo de vida, a cultura da lolita é uma fuga para um mundo de fantasia livre de pressões da sociedade moderna e idade adulta. 


Enquanto as mulheres japonesas de hoje têm mais ampla do que os papéis sociais de suas mães, elas ainda são esperados para entrar único emprego até o casamento eo parto, e enquanto empregados são geralmente colocados em papéis inferiores aos dos homens. Ainda é comum para uma mulher jovem para ser empregado como recepcionista ou menina elevador em uma loja de departamento, ou como a "senhora do escritório", perguntou para fazer chá e fotocópia de documentos em uma corporação. Além disso, a cultura japonesa enfatiza a importância da maternidade como uma "missão sagrada" e desencoraja as mulheres de seguir uma carreira, uma vez que distrai-la de sua principal tarefa da maternidade e da execução da casa da família. 


Assim, as meninas e mulheres que usam lolita estão rejeitando a expectativa da sociedade da importância de baixa carreiras e lar em favor de uma fantasia em que eles podem "cumprir o seu próprio senso de princess-como a beleza estética" e evitar que crescem em um mundo mais mundano. Esta rejeição de normas sociais por lolitas reflete a ascensão na sociedade japonesa de jovens, especialmente mulheres, conhecido como "solteiros parasitas". Milhões de jovens japoneses estão optando por continuar a viver com seus pais em seus vinte anos e até trinta anos, trabalhar para viver, mas gastando sua renda em bens materiais e se recusar a casar ou ter filhos. Lolita moda é caro; itens de série da marca lojas 100-500 dólares, e um equipamento completo pode custar até mil dólares. 


A moda começou nos anos oitenta, refletindo a riqueza da sociedade japonesa criada pela "economia de bolha". Devido à natureza juvenil de moda lolita, muitas meninas são apoiados por seus pais em seus hábitos de compra, mas para os outros nos seus vinte anos, a única maneira de continuar a comprar esses itens é permanecer vivendo na casa da família e usar renda extra para comprar roupas, em vez de estabelecer a sua própria vida independente. 


É possível, mas difícil, para se tornar uma lolita sem gastar quantias exorbitantes de dinheiro, algumas mulheres aprendem a costurar suas próprias roupas ou optar por comprar de menos conhecidos 'indie' ou marcas independentes. No entanto, a maioria das meninas japonesas irão concordar que para ser aceito e respeitado por lolitas outro, é necessário comprar algumas roupas de marca. Este aspecto do fenômeno lolita reflete a obsessão com as marcas encontradas em outros lugares na sociedade japonesa.Escolhe outro parasita pode comprar caro de marca bolsas e jóias. Como o professor Masahiro Yamada, que cunhou a frase, os estados, em média, as mulheres perdem dois terços de seu dinheiro gasto quando se casam.


O aumento de solteiros parasita não surpreende o professor de sociologia, que também atribui a sua prevalência a influência do Japão durante a década de 1980. Apesar da desaceleração da economia do Japão durante os anos 90, parece que ambas as lolitas e jovens outros japoneses descobriram uma forma de manter seus gastos elevados discricionário e estilo de vida afluente. Lolita moda parece à primeira vista não só a ser uma rejeição de expectativas da sociedade em favor de um luxuoso, a vida-responsabilidade livre, mas da homogeneidade das mais cultura japonesa e da sociedade. Até meados dos anos 60, a maioria das mulheres compartilhavam uma ideologia de beleza comum, e até hoje o kawaii estética permeia moda mais influente. Em contraste, lolita oferece distinção e individualismo do estilo fashion normal. No entanto, após um exame mais detalhado, lolita tem uma natureza nitidamente paradoxal em direção a individualidade de estilo. 



Embora seja verdade que ele oferece a individualidade do estilo  ele ainda mantém regras rígidas sobre a coordenação e as combinações de estilo.Além disso, roupas de marca geralmente é oferecido em apenas um ou dois tamanhos, geralmente muito pequenas e projetado para a menina sem peito, curto e fino japonês. Desta forma, lolita mantém a homogeneidade de estilo e aparência, mesmo quando, simultaneamente, oferece uma oportunidade para romper com moda atual. Enquanto lolitas pode ficar sozinho em pequenas áreas rurais, como é retratado em Shimotsuma Monogatari , lolitas de Tóquio se reúnem em grupos em Harajuku, muitos vestindo roupas combinando. Esta conformação e ethos do grupo reflete a cultura maior grupo japonês e permite que as pessoas se sintam parte de um grupo ou subcultura, mesmo quando eles não se encaixam na norma. lolita Comparando com o movimento gótico ocidental, é fácil traçar paralelos. 


Ambos lolita gótica e são marcados pela moda impressionante, uma rejeição dos valores sociais e expectativas, e "um anseio de fugir para outro mundo." No entanto, enquanto lolita incorpora a 'fofura' encontrados em mais de moda objetivo , Goth moda tem a intenção de ambos rejeitam paródia e da moda objetivo final e bom gosto, visando a uma dicotomia entre a beleza ea repulsa. Além disso, enquanto lolita geralmente enfatiza a inocência e pureza infantil, que tende a ser expressa em «doçura e optimismo, Goth vira mais para a morbidade fetichismo sexual e pessimismo. Mesmo gothic lolita, que compartilha com a Western Goth um fascínio com imagens religiosas e nostalgia vitoriana, ainda compartilha o ethos de lolita que é um anseio por um mundo, despreocupado whimsical semelhante ao rococó. 


Em contraste, godos enfatizar sua separação da cultura dominante pelo desejo de tragédia e os "poderosos escura", encontrar a beleza no lado negro da vida. Essas diferenças significam que se fosse para comparar um com uma lolita gótica, tanto que tenazmente discordar. Lolita como uma moda e uma subcultura é fácil de categorizar como uma rebelião estática de garotas japonesas contra a esperada papéis sociais e aparência. No entanto, para arquivá-la como tal fenômeno é ignorar que, 20 anos após o estabelecimento do estilo, não só ainda existe, mas está se espalhando no Japão e para o mundo ocidental, em grande parte, através do poder do Internet. Fóruns on-line agora existem para lolitas ocidentais para discutir a moda, compartilhar fotos e até mesmo vender ou trocar itens, uma das mais populares tem quase 7.000 membros de todo o mundo. 

Devido a este interesse mundial, de marcas como Baby, The Stars Shine Bright estão estabelecendo lojas no exterior; bebê abriu uma loja em Paris e é devido para abrir outro em San Francisco. Além disso, marcas ocidentais lolita que atendem às diferentes tamanhos e formas das mulheres ocidentais estão em desenvolvimento, embora nenhum tenha ainda atingido o mesmo nível como o japonês lojas de marca. Enquanto alguns adeptos da moda acreditam que a crescente popularidade criará bastardisations do estilo que o amor de tantos, outros apontam que a lolita atinge o mainstream, a roupa não será apenas mais disponíveis, mas mais acessível. 

Enquanto lolita pode ter começado como uma moda para meninas japonesas que desejavam afastar de forma sexual, rejeitar as expectativas da sociedade e se divertem em um mundo de luxo e individualismo dentro de um grupo de like-minded amigos, ele continuará a evoluir para uma forma e um estilo de vida em todo o mundo amou as mulheres simplesmente desfrutar de "ser uma princesa" em uma sociedade moderna.